sexta-feira, 20 de maio de 2016

Rio de Janeiro vacinou contra gripe 72% do público-alvo


A campanha encerra hoje, mas estados e municípios que não atingiram a meta podem continuar vacinando. O Ministério da Saúde enviou quantitativo de doses superior ao público prioritário
A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde desta sexta-feira (20), último dia da mobilização nacional. No estado do Rio de Janeiro, 2,6 milhões de pessoas já estavam imunizadas, representando 72% do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.
Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. Vários estados anteciparam o início da vacinação. Desde a última sexta-feira (13), cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, que são responsáveis de distribuir aos municípios.
“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.
Até o momento, a região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 85,7%, seguida pelas regiões Sudeste (85%); Centro-Oeste (79,1%); Norte (76,7%) e Nordeste (75,6%). Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado do Rio de Janeiro, os trabalhadores de saúde contam com 284,4 mil doses aplicadas, o que representa 73,8% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 28,8 mil já foram vacinadas (100%); 1,5 milhão de idosos (71,8%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 692,6 mil vacinados (73,4%); 108,8 mil gestantes (62,1%). 

Com 800 doses aplicadas, 123,1% dos indígenas que moram na região de saúde do estado do Rio de Janeiro foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 520,6 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado do Rio de Janeiro. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Padre Noe Gualberto, S/N - Santíssimo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3403-0971

Tecnologia do Blogger.